segunda-feira, 12 de abril de 2010

Viagem à Europa: muito mais que só passeio.

Venho por meio desta postagem falar sobre a minha viagem e mais ainda sobre a minha sede por mais. Mais conhecimento, mais culturas, mais línguas, mais pessoas, mais países, mais loucuras e mais experiências, amadurecimento e conhecimento próprio. Porque, ao meu ver, é isso que você adquire ao fazer uma viagem como a que eu fiz à Europa. Cinco semanas, quatro delas estudando inglês em uma escola para estrangeiros que eu nunca tinha ouvido falar e aonde eu não conhecia ninguém além do meu irmão. E essas mesmas quatro semanas seriam passadas com uma família sobre a qual eu tinha poucas informações. O que esperar? Nada menos que uma experiência incrível e renovadora. É esse tipo de loucura, essa coragem requerida para mergulharmos no desconhecido, que faz de nós pessoas melhores. Aprendi muito, e isso me fez relembrar como é bom aprender, como é importante estar sempre de mente, coração e olhos abertos para o novo. Nos vemos convivendo com pessoas novas e totalmente diferentes de nós, seja no idioma, na cultura, nos hábitos... mas ao mesmo tempo são pessoas estão na mesma situação que nós, num país desconhecido, no qual muitas vezes não se domina o idioma fluentemente, mas que rapidamente se aprende a se comunicar.
O meu maior desafio não foram as pessoas, nem a minha hostfamily ou sequer o frio quase insuportável do inverno inglês. O meu maior desafio foi a alimentação. Sim, aquela comida sem gosto, congelada e enlatada que eu me via comendo na escola e em casa. Mas com o tempo eu me acostumei (bom, com o tempo e com os restaurantes italianos que eu comia sempre que tinha chance), e bom, se você está em um lugar novo, tem que se adaptar e estar aberto a tudo, certo?
Viajei muito, conheci lugares e pessoas incríveis e voltei com muito mais do que uma mala a mais. Eu voltei com um milhão de histórias para contar, fotos que me fazem viajar de novo, e, o mais importante: eu voltei com mais maturidade, com mais vontade de me atirar ao novo e ao desconhecido, com uma vontade ainda maior de conhecer e interagir com pessoas completamente diferentes de mim e mais ainda, eu voltei me conhecendo mais. E isso para mim é impagável. Obrigada CP4 por uma viagem que eu nunca vou esquecer, e obrigada mais ainda a todo mundo que foi e que proporcionou momentos incríveis, engraçados, constrangedores, enfim, obrigada a todo mundo que fez, de alguma maneira, os meus dias na Europa (Cambridge, Edimburgo, Londres, Paris, Amsterdã, entre outras) especiais, incríveis e inesquecíveis.

Nenhum comentário: